A brincadeira amarelinha é um jogo que consiste em pular sobre o desenho de quadrados numerados de 1 a 10 e no final tem o céu.
Essa brincadeira possui regras a serem cumpridas. Inicia-se na sorte, tirando par ou impar. Cada jogador joga uma pedrinha inicialmente na casa de numero 1. Pisa-se com apenas um pé nas casas isoladas e com os dois pés nas casas duplas. Ao chegar ao céu, pisa-se com os dois pés voltando até as casas de número 2 e 3 para então pegar a pedrinha e pular novamente no ponto de partida, sem perder o equilíbrio.
O primeiro jogador que chegar ao céu escreve seu nome na casa. Nenhum outro jogador pode pisar nesta casa, apenas seu dono. Se perder o equilíbrio, colocar a mão no chão ou queimar pisando na linha, o jogador perderá sua vez. Não errando, o jogador pode jogar a pedrinha na casa de número 2 e assim sucessivamente.
Esta brincadeira estimula a criança a ter noções dos números, trabalhando a ordem numérica de 1 ao 10, assim como a coordenação motora.
Autoria: Keli Fernanda Damian, Turma 6308-A, dia 09/05/2014.
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A amarelinha é de origem francesa e foi trazida ao Brasil pelos portugueses. Rapidamente se tornou popular pelo fato de poder ser jogada em praticamente todos os lugares. As linhas podem ser desenhadas com giz ou com um graveto no chão, no entanto, hoje já encontramos tapetes de amarelinhas para serem comprados, dando um aspecto mais moderno a este jogo.
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A amarelinha é de origem francesa e foi trazida ao Brasil pelos portugueses. Rapidamente se tornou popular pelo fato de poder ser jogada em praticamente todos os lugares. As linhas podem ser desenhadas com giz ou com um graveto no chão, no entanto, hoje já encontramos tapetes de amarelinhas para serem comprados, dando um aspecto mais moderno a este jogo.
Regras:
*Cada jogador precisa de uma pedrinha.
*Quem for começar, joga a pedrinha na casa marcada
com o número 1 e começa a pular de casa em casa, partindo da casa 2 até o "céu".
*Só pode colocar um pé em cada casa de cada vez.
Quando há uma casa ao lado da outra, os dois pés podem ficar no chão.
*Quando chegar ao "céu", o jogador vira e
volta pulando da mesma maneira, pegando a pedrinha quando estiver na casa 2
(sem colocar o pé no chão).
Perde a vez quem:
*Pisar nas linhas do jogo.
*Pisar na casa onde está a pedrinha.
*Não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair.
*Não conseguir (ou esquecer) de pegar a pedrinha na volta.
*Pisar nas linhas do jogo.
*Pisar na casa onde está a pedrinha.
*Não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair.
*Não conseguir (ou esquecer) de pegar a pedrinha na volta.
Ganha quem pular todas as casas primeiro.
A amarelinha
possui outras variações, principalmente no que se refere a seu formato. Além de
receber outros nomes em várias regiões do Brasil, como por exemplo: academia,
maré, sapata, avião ou macaca.
Referências:
EDUCAÇÃO,
Portal. Brincadeira de
Rua: Amarelinha. 2008.
Disponível em:
<http://criandocriancas.blogspot.com.br/2008/04/brincadeira-de-rua-amarelinha-1.html>.
Acesso em: 21 jun. 2014.
OMO,
Blog. Brincando de
amarelinha: conheça a história. 2011.
Disponível em:
<http://www.omo.com.br/porque-se-sujar/brincando-de-amarelinha-conheca-a-historia>.
Acesso em: 21 jun. 2014.
Autoria: Alexandra
Vitorino, Aline Folster e Cléber Machado, Turma:
06308, dia 05/06/2014.
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