sexta-feira, 28 de março de 2014

História narrativa

A partir da dinâmica feita em sala no dia 21 de março de 2014 na disciplina "Educação e Infância VI: conhecimento, jogo, interação e linguagens II", “recriei” a brincadeira de contar uma estória. Desta vez, não a partir das nossas lembranças, e sim, a partir de adereços para a construção da mesma. Construí uma caixa com vários objetos. A estória começa com o famoso “Era uma vez...” e, à medida que cada uma das alunas pega um objeto de dentro da caixa surpresa, continuará construindo a estória a partir deste. 


A estória deve ter uma continuidade, sentido e precisa também ter começo, meio e fim. É uma brincadeira dinâmica na qual todas participam da mesma forma. Podem participar quantas pessoas quiserem, em qualquer local que possa ser feita uma roda e dentro da caixa podem existir quaisquer tipos de objetos. Esta dinâmica, além de ser um “trabalho em grupo”, incita em nós mesmas a curiosidade, criatividade, atenção e imaginação na criação das mais inesperadas estórias.






Autoria: Naiara Coutinho da Costa, turma 6308-A, dia 28/3/2014.

Um comentário:

  1. Um tipo de brincadeira que dá super certo, principalmente com as crianças, essas ainda conseguem olhar um objeto e a partir dele criar toda uma estória só apenas com um objeto, ao contrário de nós acadêmicas que ficamos muito presas a criar com o objeto. Por meio dessa brincadeira surgem estórias incriveis.

    ResponderExcluir