segunda-feira, 14 de julho de 2014

Jogo do STOP

A escolha pelo jogo Stop se deu por muito termos jogado enquanto crianças. Sendo conhecido também por Adedonha e/ou Adedanha, o jogo é muito comum entre crianças e até mesmo entre adultos. Não há número limite de jogadores, mas se faz necessário o mínimo de dois jogadores. O jogo consiste em desenhar em uma folha de papel uma tabela em tópicos para cada jogador. Cada coluna da tabela recebe o nome de uma categoria de palavras. No nosso jogo, por exemplo, foram usadas as categorias: Nome, cidade, cor, animal, país, objeto, carro, ator e cantor.  A partir daí, sorteia-se uma letra entre os jogadores. Para ser escolhida, pode ser pelo stop ou pela Adedanha. Pelo stop, um participante mentalmente vai passando as letras alfabéticas, até que outro participante diz: “stop”, e aí o que pensava revela a letra em que parou. Pela adedanha, fala-se em coro: “adedanha”, e todos jogam a mão identificando uma quantidade com os dedos. Conta-se a quantidade de acordo com as letras alfabéticas. Se acaso foram contabilizados 15 dedos, a letra correspondente será a “o”.  Após a definição da letra, os participantes imediatamente têm que preencher uma linha inteira da tabela, com uma palavra (que seja começada com a letra sorteada) para cada coluna, devendo a palavra ser relacionada ao título daquela coluna. O primeiro que conseguir preencher todas as colunas imediatamente grita "STOP!" e assim os outros participantes interrompem o preenchimento de suas tabelas e é começada a análise das respostas e a contagem de pontos. Os jogadores dizem suas palavras ordenadamente em voz alta. Se mais de um jogador tiver escolhido a mesma palavra para um mesmo tópico, cada um leva metade da pontuação de um acerto. Há várias convenções para a contagem de pontos, mas é comum que se considere uma resposta válida única como valendo 10 pontos, uma repetição como valendo 5 e uma coluna em branco ou resposta inválida como 0. O Jogo “simples” é muito divertido e pode ser jogado em qualquer momento da brincadeira com os amigos.


Referência:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Stop 

Autoria: Daniela Martins e Josiane de Freitas Pereira, Turma 6308 A, data: 11/07/14

6 comentários:

  1. O jogo do STOP faz parte da minha infância/adolescência, me reunia com um grupo, ou até mesmo com a minha irmã para realizar o jogo. E o que nem percebíamos é o quanto ele pode ser didático e auxiliador para quem está em fase de compreensão das letras, das palavras... Da forma em reconhecer que em uma única letra, pode se transformar em diversas palavras, além da divertida parte de estar contra o tempo e contra todos, faz o jogo se tornar mais emocionante!

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  2. Sempre joguei este jogo com minhas amigas na escola, por ser um jogo fácil (que precisa de apenas papel e caneta) e flexível, podendo-se brincar em qualquer lugar. Aproveitávamos o intervalo das aulas para brincar, sempre inventando diversas categorias, para que o jogo ficasse mais emocionante!
    E eis que esta é uma das coisas mais interessantes deste jogo, pois com crianças que estao apenas começando a de apropriar das palavras, pode-se utilizar categorias simples (e poucas) e conforme o nível vai se aumentando as categorias e dificuldades, como a pontuaçao (palavras iguais valem menos) e até acrescentar lingua extrangeira!
    Jogo fácil, rápido, que estimula a criatividade e competitividade sem deixar ninguem de fora!

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  3. A brincadeira STOP fez parte da minha infância, costumava brincar com meus amigos do bairro e também da escola. Mas até hoje quando escuto: vamos brincar de STOP? Não penso duas vezes, estou dentro da brincadeira. Na turma não foi diferente. Assim que a Dani apresentou a brincadeira não me contive, logo quis participar. As categorias do meu STOP era bem parecidas, apenas acrescento as categorias: filmes e minha sogra é. Nessas categorias encontrávamos respostas muito criativas e divertidas principalmente nesta última categoria!

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  4. Concordo com as meninas, pois tive a mesma experiencias que elas com este jogo. Aos finais de semana essa brincadeira era realizada pelos meus primos, e o que dificultava é que alguns eram mais velhos e conheciam mais, e em algumas letras era complicado de achar cor ou carro, e isso nos fazia pensar muito.

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  5. Sempre gostei de brincar de STOP na escola com meus colegas, era uma das brincadeiras preferidas por nós. Como a Sarah disse, por ser um jogo fácil, que precisa apenas de papel e caneta, brincávamos sempre que tínhamos oportunidade, após a realização das tarefas em sala de aula, no recreio ou na Educação Física (em dias de chuva). As categorias também eram bem parecidas com as propostas pelas meninas.

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  6. Sempre gostei muito de Stop, desde a minha infância até hoje. É um jogo que te possibilita em cada rodada um aprendizado novo também ( embora a maioria das vezes sempre acontecia de copiar a resposta de outras rodadas para falar stop mais rápido). É um jogo que amplia muito nosso repertório por conta das categorias que tem. E para uma criança, principalmente, é tão importante. As categorias realmente são bem parecidas! Tinha a mais: Parte do corpo (PDC), Minha sogra é... (MSE), e Fruta.
    Um jogo muito legal de se brincar!

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