terça-feira, 29 de abril de 2014

Alerta

Quando fui pensar em uma brincadeira para compartilhar com a turma, logo me veio à mente a brincadeira de Alerta, pois queria algo que todos pudessem participar, fosse divertida e tivesse a possibilidade de ser aplicada também na escola.


Esta brincadeira me traz ótimas lembranças de quando eu era pequena, pois brincava muito na minha rua com meus primos e meus amigos. Sempre tive sorte porque morei em Coqueiros, um bairro tranquilo no continente, e com toda minha família (que é muito grande) por perto, sendo que eu e meus primos estudávamos todos na mesma escola. Assim, tínhamos exatamente os mesmos dias de férias e horários de folga para brincarmos juntos!




Objetivo da brincadeira
Os jogadores devem evitar serem acertados pela bola e tentar acertá-la em outros jogadores para ficar no jogo o máximo de tempo possível. 


Número de jogadores
O legal da brincadeira de Alerta é que não é necessário um número específico de jogadores, bastando ter no mínimo três e nunca deixar ninguém de fora da brincadeira!


Material necessário
Bola e um espaço grande.

Como se joga
Um jogador começa com a bola de costas para os demais, os quais ficam a sua volta. O jogador que irá lançar a bola, escolherá uma categoria (cores, seus verdadeiros nomes, nomes trocados, flores, animais, etc.) para que os demais participantes escolham um elemento desta categoria selecionada. 

Assim, lança a bola para cima com as duas mãos o jogador que iniciará a brincadeira, ao mesmo tempo em que grita – por exemplo, no caso da categoria ser uma cor – uma das cores estabelecidas. Supondo que seja gritado “roxo”, a pessoa que tiver escolhido a cor roxa deverá pegar a bola o mais rápido possível. Se conseguir pegar ainda no ar automaticamente elimina o jogador que estava com a bola anteriormente; caso quicar a bola no chão antes que a tenha pegado, deverá gritar “Alerta!!”. Neste momento, os demais deverão tentar se afastar da bola, mas ao ouvirem o grito deverão parar onde estão imediatamente. 

O jogador que teve seu nome chamado, agora com a bola na mão, deverá dar três passos na direção que escolher e então tentar atingir outro jogador com a bola, para eliminá-lo do jogo. Vale tentar desviar da bola sem sair do lugar, porém, se for atingido, deverá sair da brincadeira. Caso o jogador que teve seu nome chamado não conseguir atingir o outro jogador com a bola, ele mesmo será eliminado do jogo. O jogo acaba quando ficarem somente dois jogadores. 

Benefícios
É uma brincadeira que estimula a criatividade, a memória e o condicionamento físico. É perfeita para brincar com as crianças, pois é pra quem gosta de correr e brincar de bola!

Referências





Autoria: Sarah S. Thiago, Turma 6308, dia 24/04/2014.

Um comentário:

  1. Achei bem interessante a proposta da Sarah. Lembro que brincava na infância com as crianças da minha rua e sempre dávamos muitas risadas, a diversão era garantida. Percebi que na turma isso não foi diferente, todos entraram na brincadeira e adoraram!

    ResponderExcluir