sexta-feira, 4 de abril de 2014

Bolinha de gude

Esse jogo é divertido e muito fácil de aprender. Foi incentivado pela minha avó Nilza, uma das maiores jogadores de bolinha de gude do bairro onde eu moro, Agronômica. Sempre nos reuníamos eu, minha avó e meus amigos no final de semana e passávamos horas e horas nos divertindo.

O primeiro jogo chama-se BOCA, que consiste em um pequeno buraco (no chão ou na areia) onde caiba somente uma bolinha de gude. O objetivo é conseguir fazer a bolinha de gude cair dentro da boca e depois acertar o adversário. Caso acerte o adversário, ele deve entregar a sua bolinha para quem o acertou e está eliminado da brincadeira.

TRIÂNGULO: Nesta etapa a brincadeira fica mais desafiadora; consiste em fazer no chão um triângulo (forma geométrica) e cada participante deverá colocar o mesmo número de bolinhas de gude (esse número deverá ser combinado) nas linhas do triângulo. Cada um deve tirar as bolinhas de gude de cima da linha do triângulo, porém se a sua bolinha principal (a que você está jogando) cair dentro do triângulo, você está eliminado, mas você pode pegar ela de volta e deve colocar as demais que você conquistou dentro do triângulo.

MORRINHO: Coloca-se uma bolinha de gude específica no centro (só para referência) e os participantes tentam acertar. Com o passar das rodadas, as bolinhas vão se acumulando; quem acertar qualquer uma das bolinhas leva todas que estão ali, menos a de referência que deve ser deixada para próxima rodada. 



Autoria: Sabrina Regina Silva Machado, Turma: 6308-A, dia 04/04/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário