sexta-feira, 4 de julho de 2014

A galinha quer pôr

Quando pensamos em uma brincadeira para apresentar para a turma, logo nos veio à mente a brincadeira da “galinha quer pôr”, também conhecida como “Galinha choca”.  Essa brincadeira é muito divertida, por ser uma brincadeira cantada e faz muito sucesso entre as crianças. A mesma, também fez parte da nossa querida infância. Quando criança, eu, Bruna, costumava brincar na escola, geralmente nas aulas de educação física e algumas vezes na hora do recreio. Mas até hoje costumo brincar de “galinha quer pôr” com as crianças na creche onde trabalho.

Número de participantes: a partir de cinco crianças, mas quanto mais crianças participarem, mais divertida se torna a brincadeira.

Descrição da brincadeira:



Formamos uma roda com as crianças, elas ficam sentadas no chão. Por fora da roda, uma das crianças fica com um objeto (de preferência redondo) nas mãos simbolizando o ovo. As crianças começam cantando: “a galinha chocou. Não vale dizer nem para vovó, nem pro vovô que o ovo quebrou na careca do vovô”. A criança que está com o “ovo” (objeto) na mão deve colocá-lo atrás de uma criança distraída, essa criança deverá perceber pegar o “ovo” e correr atrás da criança que estava andando fora do círculo. Caso este consiga pegar a criança que colocou o ovo (objeto), este irá para o meio da roda, caso contrário a criança que estava com o “ovo” sentará no lugar daquele que estava sentado.

Autoria: Bruna Lourena Silva e Maria Eduarda da Silva, Turma 6308A, dia 27/06/2014.

                                                                     ***

Esta brincadeira fez parte da nossa infância, nos acompanhou durante todo ensino fundamental e hoje podemos observar nossos alunos brincando. A brincadeira consiste em fazer uma roda, uma pessoa fica andando em volta, com uma bola ou algo do tipo, coloca atrás de alguém, sem que a pessoa perceba. A pessoa deve estar atenta e notar que a bola está atrás dela e então tentar pegar o outro jogador, se ele der a volta no circulo sem ser pego, ocupa o lugar da pessoa no circulo.

A brincadeira possui algumas variações, bem como músicas diversas para serem cantadas durante a partida, cada região brinca de acordo com as suas regras.

Autoria: Giovanna Daniele Guerra Borges e Priscila Tamara Odorizzi, Turma 6308, dia 29/05/2014.

2 comentários:

  1. Essa dinâmica foi a que mas me deu saudade da minha infância. Ela esteve presente em grande e boa parte da minha infância. Como a bruna (autora da brincadeira) ressaltou, eu também sempre pensei que fosse "A galinha quepô", e com a apresentação da brincadeira esclarecemos alguns equivocos de infância. Além de reviver momentos gostosos da nossa infância, essa dinâmica na graduação nos faz perceber o quanto aprendíamos brincando, sem perceber, E como docentes, como podemos qualificar nossas práticas a partir dessas brincadeiras, fundamentadas nos aportes teóricos que embasarão tais práticas no intuito de ampliar e dignificar cada vez mais o ensino/aprendizagem das nossas crianças. (Nayara Costa)

    ResponderExcluir
  2. Essa brincadeira ainda faz o maior sucesso entre as crianças. Confesso que só aprendi a falar o nome dessa brincadeira na graduação, em uma das disciplinas do eixo Educação e Infancia, pois sempre entendi o nome como "A Galinha Quepô"(sem sentido) mas era como eu conhecia essa brincadeira.

    ResponderExcluir