sexta-feira, 4 de julho de 2014

Batata Quente

Breve contextualização da brincadeira:

Não se encontra registros de como essa brincadeira surgiu, mas parece que foi por volta do século XIX. O nome da brincadeira surgiu pelo fato de uma batata quente ser muito difícil de segurar. A brincadeira é bastante encontrada nos Estados Unidos também, mas com outros tipos de músicas estimulando o vocabulário inglês.

Conheço a brincadeira desde pequena quando brincava em casa e na escola com meus amigos e primas. Era a brincadeira favorita nas aulas de educação física. Hoje quando os alunos da escola que trabalho brincam, participo junto fazendo reviver a minha infância.

Descrição da atividade:
           
Para brincar é preciso arranjar uma bola ou qualquer outro objeto e formar uma roda, deixando uma criança do lado de fora. Os participantes, então, devem ir passando a bola ou outro objeto para a pessoa que estiver do seu lado direito. 

É melhor passar a bola bem rápido, você vai perceber por quê. Quem está do lado de fora diz: "Batata-quente, quente, quente, quente... queimou". Quando for dito "queimou", aquele que estiver com a bola na mão é desclassificado. 

A brincadeira continua até que sobre apenas uma pessoa, que é o vencedor. Para recomeçar, as crianças devem formar o círculo novamente e o vencedor da rodada anterior deve ficar do lado de fora. Há outros tipos de músicas que podem ser cantadas também como: "Roda, roda, roda, Parou!".

Não existe número de pessoas para brincar, pode ser realizada com quantas crianças quiserem. E as regras são apenas de iniciar pelo lado direito e de recomeçar o jogo pelo ganhador da rodada anterior. É uma brincadeira que pode ser realizada em qualquer espaço tanto livre quanto fechado.
  
Referências:

- MAPA DO BRINCAR. São Paulo: Folha de São Paulo, [2009]. Disponível em:
- ALÔ ESCOLA. São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2012. Recursos educativos para estudantes e professores. Disponível em:                                                               http://tvcultura.cmais.com.br/aloescola/infantis/brincarebom/brincadeiras-batataquente.htm>.

-PORTAL NESTLE. São Paulo: Nestlé Brasil Ltda, 2005. Disponível em:    <http://www.nestle.com.br/portalnestle/ninhosoleil/getBrincadeira.aspx?idbrincadeira=20#batataquente >.

Autoria: Renata de Souza, Turma 6308A, data: 23/05/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário