segunda-feira, 14 de julho de 2014

Dança da Cadeira

Origem: Salvador (BA)
Modo de brincar: As pessoas ficam em pé rodando e dançando em volta de uma fila de cadeiras enquanto uma música toca. Quando a música parar, todos têm que sentar em uma cadeira. Quem não conseguir sai do jogo. A quantidade de cadeiras tem que ser sempre um número menor do que a quantidade de pessoas.
Também conhecida como caminho de Jerusalém, a Dança das Cadeiras é uma brincadeira feita em grupo. Para brincar, deve haver sempre uma cadeira a menos que o número de participantes. A ideia é que todos andem ou dancem em volta das cadeiras ao som de uma música animada. Quando a música parar, todo mundo precisa sentar bem depressa. Quem ficar sem cadeira é eliminado. O último que sobrar é o vencedor.
Atenção: sempre precisa haver uma cadeira A MENOS que o número de participantes. Assim, para 10 pessoas, 9 cadeiras.Também é importante ter um rádio ou um aparelho de som e um adulto para controlar a música. Todos prontos? Vamos lá! Enquanto a música toca, os participantes saem andando ou dançando ao redor das cadeiras. Não vale ficar parado! Quando a música parar, todo mundo sai correndo feito louco e senta o mais rápido que conseguir. Quem ficar sem cadeira, sai do jogo. Para a rodada seguinte, tire uma cadeira e recomece a música. Ganha quem conseguir se sentar na última cadeira.
Brincar só faz bem: essa brincadeira ajuda a desenvolver a atenção, o ritmo, a capacidade de reação e os reflexos. A brincadeira ajuda a desenvolver a atenção, o ritmo, a capacidade de reação e os reflexos.
                                             
Referências:

http://www.nestle.com.br/portalnestle/ninhosoleil/getBrincadeira.aspx?idbrincadeira=26#dancacadeiras

http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/jogos-de-salao/345-danca-das-cadeiras

Autoria: Barbara Lopes da RosaGabriela Pereira Jorge e Marya Izabell de Medeiros, turma 6308, data: 10/07/2014.

Um comentário:

  1. Quando as meninas proporão a brincadeira "Dança da Cadeira", logo me veio a lembrança de minha infância, pois na escola brincava com meus colegas. Acredito que esta brincadeira ajuda na interação do grupo, pois percebi que todos da nossa turma empolgaram-se e reviveram um pouco de sua infância.

    ResponderExcluir