sexta-feira, 4 de julho de 2014

Jogo das Cinco Marias

Escolhemos o jogo das Cinco Marias, por não vermos mais hoje em dia nenhuma criança brincado com ele, e por ter feito parte de nossa infância. É conhecido por vários nomes ao redor do país: Cinco Marias, jogo das pedrinhas, nente, belisca, jogo do osso, entre outros.

Quanto ao contexto histórico, tem origem na Grécia antiga. Quando os gregos queriam consultar os deuses ou ver a sorte, os homens jogavam os ossinhos da pata de carneiro e observavam como caiam. Cada ossinho possuía um nome e um valor, e as respostas eram interpretadas a partir das somas destes números.

Cinco pedrinhas ou saquinhos cheios de arroz são os materiais necessários para esta brincadeira. Os participantes lançam saquinhos ou pedrinhas para o alto e tem de apanhar todas as outras que estão jogadas ao chão. Importante, não se pode encostar nas outras peças enquanto se faz isso. Há varias regras e etapas deste jogo, com grau de maior ou menor dificuldade, e que variam nas diversas regiões no país. Pode ser jogado no chão, em uma mesa ou em qualquer superfície plana, em pequenos grupos ou individualmente.

Joga uma pessoa de cada vez. Se errar perde a vez para o próximo e assim por diante. Alguns tipos: pegando do chão; jogando no chão; beijinhos; zigue-zague; faca; chuvinha; pontos.Também pode ser jogado as cinco Marias com as duas mãos, e o grau de dificuldade aumenta neste caso. Por exemplo: tune; muro; cinco marias muro alto; cinco Marias muro baixo;bico de pato; aranha; cinco Marias aranha-viva ( alto) e cinco Marias aranha morta.

Podemos fazer nosso "kit" de Cinco Marias
            
Material usado: Retângulos de tecido; agulha; linha; tesoura; arroz, areia ou feijão.
            
Modo de fazer: a) recorte cinco retângulos de tecido, de preferencia de cores diferentes. Mais ou menos com 5 cm de largura por 8 cm de altura; b) dobre um dos retângulos no meio e costure os lados deixando uma entrada para ser colocado o arroz; c) costure a abertur; d) repita a operação com os outros saquinhos.

Referências:

http://casa.hsw.uol.com.br/cinco-marias1.htm

As imagens foram gentilmente cedidas por Veridiana Magalhães/ "Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dosmeninos do Brasil"/ Renata Meirelles. - São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2007.

Autoria: Jane Clarice Severo Garcia, Josete Burda Andrade. Turma 6308, dia 22/05/2014.






As próprias integrantes do grupo confeccionaram suas Cinco Marias para a apresentação.















Além disso, realizaram um sorteio para presentearem duas colegas da turma!



                                                        ***

As Cinco Marias tem origem em um costume da Grécia antiga: quando queria consultar seus Deuses ou tirar sorte, os homens jogavam com ossos de pata de carneiro e observavam como caíam. Assim, cada lado do osso tinha um nome e um valor; e a resposta divina às perguntas humanas era interpretada a partir da soma desses números.

A partir daí, os ossos foram substituídos por pedrinhas, sementes e pedaços de telha até chegar ao modelo que usamos hoje, os saquinhos recheados com areia, grãos ou sementes.

Modo de jogar: O jogo é realizado com cinco objetos que caibam na mão como pedras e saquinho de areia. Com os cinco objetos na mão, jogamos para cima e deixamos cair de modo que fiquem espalhados.

A primeira etapa começa jogando um saquinho para cima e pegando outro que está espalhado e assim sucessivamente.

A segunda etapa começa jogando um saquinho para cima e pegando dois que estão espalhados, até acabar.

A terceira etapa começa jogando um saquinho para cima e pegando três que estão espalhados e depois jogar de novo um saquinho e pegar o saquinho que sobrou no chão.

A quarta etapa começa jogando um saquinho para cima e pegando os quatro saquinhos que estão no chão.


A quinta e última etapa é jogado os cinco saquinhos para cima e tentando pegar todas no ar. 

Autoria: Daniela Fuck Karin Cristina Prim Beumer, Turma 6308-A, data: 11/07/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário