quinta-feira, 10 de julho de 2014

Jogo de Pega-varetas

Derivaria do jogo indiano chamado "Jonchet", descrito no livro "Diálogos de Buda". Teria sido feito no século V a.C. Outra hipótese, é que possui suas origens no jogo "Mikato", ou "Spillikins" ou "Spelicans",  jogo chinês, no qual as "varetas" seriam feitas de marfim. No Brasil, foi fabricado pela  marca Estreladesde agosto de 1961 até os dias atuais. No entanto, uma vez que se trata de um jogo simples, que não foi patenteado, diversas outras empresas de brinquedos também o lançaram, sem a obrigação de pagamento de direitos autorais.

A faixa etária indicada é a partir de sete anos.

Ideal para brincar em lugares fechados, ajuda a estimular a coordenação motora, concentração, agilidade e atenção. Pode ser jogado a partir de dois participantes. O material pode ser comprado pronto, ou feito com palitos de churrasco.

Como brincar: Para começar, junte as varetas como se fosse colocar um espaguete na panela. Apoiando o feixe no chão, abra a mão deixando as varetas caírem.  Alternadamente, os jogadores tentam retirar as varetas uma a uma, sem tocar nas outras. Sempre que o feixe se movimentar ou outra vareta for tocada, a vez passa para o próximo jogador. Nos jogos de pega-varetas, normalmente as peças são coloridas e cada cor tem um valor diferente.


Faça o seu próprio jogo colorindo palitos usados em churrasco com ajuda de canetinhas.  Preste atenção na hora de adquirir os palitos: eles devem ter os dois lados pontiagudos para o jogo funcionar melhor. Há uma vareta especial, de cor preta, que quando apanhada pode ser utilizada para ajudar a retirar as demais.

Esta brincadeira pode se chamar também ‘’cai- não -cai’’, mas neste jogo as varetas são da mesma cor.

De modo geral as varetas podem ter a seguinte pontuação: a) amarela (5 pontos); b)verde (10 pontos); c)azul (15 pontos); d)vermelha (30 pontos); e)preta (100 pontos).

Referências:




Autoria: Rachel Tellis Zimerfel,  Turma 6308A, dia 27/06/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário